Início Notícias do Santuário ATUALIZAÇÃO DO CLERO

ATUALIZAÇÃO DO CLERO

080212-atualizacao_2012_205

Dos dias 30 de Janeiro a 02 de Fevereiro, realizou-se em Jacarezinho/PR a Atualização do Clero.

O estudo foi assessorado pelo Padre José Bortolini, que é formado em Filosofia e Teologia e mestre em Bíblia. Escreveu dezenas de livros no campo da Sagrada Escritura e participou de três traduções diferentes da Bíblia. Escreve contos, textos para crianças e também poeta.

No início, Dom Antonio Braz Benevente, nosso Bispo Diocesano acolheu aos Presbíteros. O representante do Clero, Monsenhor Cezar Augusto Garcia, explicou como seriam os horários do encontro, agradecendo à presença dos padres que estão em missão ou em estudo em vieram para o encontro, Padre Jader Francisco Assolari (Missão no Canadá) e Padre Antonio Marcos Depizzoli (Estudo em São Paulo), acolheu os candidatos ao Diaconato que participaram das atividades do encontro. E esclareceu que para representar a Diocese no Encontro Nacional de Presbíteros (Aparecida, 01 a 07 de Fevereiro) irão o Padre Christian Geovanni C. Costa e o Padre Pedro Claudino Nunes.

A Missa de abertura foi presidida pelo Padre José Bortolini. O tema da Atualização do Clero foi "Exegese Bíblica e Homilia", com o aprofundamento "A Homilia no contexto da Animação Bíblico Pastoral". O assessor, Padre José Bortolini, que tem 34 anos de sacerdócio e atuação pastoral e acadêmica no campo bíblico, acentuou "é necessário um aprimoramento do conteúdo e da comunicação da Palavra de Deus. A reflexão da Bíblia nas celebrações é para desconcertar e preocupar a comunidade, sobre como estamos caminhando enquanto Reino de Deus. Não pregamos a nós mesmos. A homilia está no DNA do sacerdote. E para realizar uma homilia frutuosa preciso tocar no chão da vida, é preciso tocar a vida".

Explicitou-se, que na Dei Verbum (Cosntituição Dogmática do Vaticano "Sobre a Revelação Divina") a Bíblia é apresentada como "Alma da Teologia", o Papa Bento XVI na Verbum Domini (Exortação Apostólica Pós-Sinodal "Sobre a Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja") expressa que a Bíblia é a "Alma de toda Pastoral", por isso, não pode haver um grupo, pastoral ou movimento que queira se dedicar a servir a Deus, sem estar enraizado na Palavra de Deus.

Para o assessor, a exegese (explicação detalhada e aprofundada do texto bíblico) tem de ter uma dimensão pastoral, ao contrário se tornaria em especulação literária do texto sagrado. Expôs que a palavra "sermão" tomou uma conotação pejorativa de "chamada de atenção", que só atinge aos mais solícitos que vieram à missa e aos outros ficam estáveis no seu erro. Homilia, não é lugar de se fazer exegese, eu preciso preparar e ter um conhecimento exegético e valorizar uma escolha como tema central da Liturgia Dominical. Sem exegese não se faz boa homilia, mas não preciso fazer a explicação detalhada das três leituras. A exegese está a serviço da homilia.

Padre Bortolini foi contundente ao expor para o Clero sobre o cuidado com o Fundamentalismo e o Moralismo, e evocou a passagem da Escritura (Eclo 33,4): "Prepara a tua palavra e serás ouvido". Foi realizado o exercício da Leitura Orante da Bíblia e comentado os aspectos do Evangelho de Marcos (Evangelho do Ano B). Encerrando que "A Mística de um sacerdote é continuar semeando. Porque a semente é de ótima qualidade e os frutos permaneceram, sendo que é um é que semeia e outro colhe".

O representante do Clero, Monsenhor Cezar Augusto Garcia, agradeceu ao palestrante e a Dom Mário Antonio da Silva, que é Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus e está visitando a Diocese, onde aqui se formou padre e colaborou nos Seminários e Paróquias.