Início Notícias do Santuário JMJ na Diocese de Jacarezinho

JMJ na Diocese de Jacarezinho

140212-jmj_rio_206

A Diocese de Jacarezinho realiza seu primeiro passo rumo à Jornada Mundial da Juventude, no dia 11 de Fevereiro em Wenceslau Braz/PR.

O regional Sul II da CNBB promoveu no Colégio São Tomaz de Aquino (Irmãs Dominicanas) uma reunião para o lançamento da Ação Evangelizadora "Rio que Cresce entre Nós".

A animação foi conduzida por jovens do Grupo de Jovens Adonai (Paróquia São Sebastião/Wenceslau Braz), o Padre Luciano Alves Enes (Setor Juventude da Diocese) apresentou a proposta para camiseta oficial do BOTE FÉ JACAREZINHO e Materiais da CNBB adquiridos pela Diocese e à disposição nas Paróquias para Formação e Reunião de Grupo de Jovens.

Em seguida, Irmã Fidelis Gonzaga Guimarães acolheu os jovens no Colégio e apresentou o local. A doutora Érica Antunes, que foi à Jornada Mundial em Madri, partilhou sua experiência e expôs o Itinerário que a réplica da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora percorrerão na Diocese.

A equipe do Regional Sul II da CNBB que visitaram a Diocese de Jacarezinho é composta pelo Padre Mário Spacki (Secretário Executivo), Padre Joel Portela (Assessor da Juventude no Paraná e membro da equipe nacional da JMJ Rio2013) e Nádia (Secretária da Juventude no Paraná).

Participaram os jovens de 30 paróquias e os padres que acompanharam seus jovens: Padre Antonio Carlos Pinheiro (Bandeirantes/PR), Padre Pedro (Japira/PR), Padre Ilson Ribeiro Ramos (Bandeirantes/PR), Padre Rubens Lopes Coelho (Alemoa/Siqueira Campos/PR), Padre Aranildo Pereira de Souza (Abatiá/PR).

A Ação Evangelizadora "Rio que cresce entre nós" é uma iniciativa de divulgação da Jornada Mundial da Juventude. Pretende conscientizar e motivar aos jovens e comunidades paroquiais para o evento de maior concentração juvenil e das famílias promovido pelo Papa.

A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985, e consiste numa reunião de milhões de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermédios, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, por algumas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema.

Durante as JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Em sua antepenúltima edição, na Alemanha em 2005, reuniu cerca de um milhão de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Para João Paulo II, "...a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo."

A Jornada Mundial da Juventude foi celebrada pela primeira vez, de maneira oficial, no Domingo de Ramos de 1986, em Roma. A partir de 1987 e depois, a cada dois anos, como regra geral, organiza-se a Jornada Mundial da Juventude em algum lugar determinado do mundo.

O maior encontro de todos os tempos da JMJ teve lugar em 1995, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude em Manila nas Filipinas, 4 milhões de jovens aplaudiram o Papa que evocava a relação com o próximo.

Em 1997, foram muitos jovens que responderam ao convite do Papa para a Jornada em Paris, que terminou com um evento reunindo quase um milhão de pessoas. O Jubileu do ano 2000 converteu-se também no jubileu das Jornadas Mundiais da Juventude. Cerca de 2,5 milhões de jovens (segundo a imprensa local) reuniram-se em Roma para um novo mega-encontro com o Papa.

A cidade canadense de Toronto foi o palco do encontro de 2002 onde 800 mil pessoas encontraram-se para a última Jornada com o peregrino João Paulo II. O Papa lembrou a todos que o espírito jovem é algo que não pode ser sufocado: "Vós sois jovens e o Papa é idoso, e ter 82 ou 83 anos não é a mesma coisa que ter 22 ou 23. Todavia, ele continua a identificar-se plenamente com as vossas esperanças e as vossas aspirações. Juventude de espírito, juventude de espírito! Embora eu tenha vivido no meio de muitas trevas, sob duros regimes totalitários, tive suficientes motivos para me convencer de maneira inabalável de que nenhuma dificuldade e nenhum temor é tão grande a ponto de poder sufocar completamente a esperança que jorra sem cessar no coração dos jovens."

A Jornada entre os dias 16 e 21 de Agosto de 2005 em Colónia na Alemanha, foi a primeira após a morte do Papa João Paulo II. O evento foi presidido pelo Papa Bento XVI na que foi a primeira viagem internacional do seu pontificado, e em que mais de um milhão de jovens se ajoelharam junto com o Papa na vigília de 20 de agosto.

Em 15 de julho de 2008, em Sydney na Austrália, iniciou-se a XXIII Jornada Mundial da Juventude sob o tema: "Ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas" (At 1, 8). Em 20 de julho, na missa de encerramento, o Papa convocou os jovens do mundo todo para a XXVI Jornada Mundial da Juventude de 2011 em Madri na Espanha. No último dia da Jornada Mundial da Juventude em Madri o papa Bento XVI anunciou a cidade brasileira do Rio de Janeiro como próxima sede do mega evento católico em 2013. O tema de JMJ Rio2013 é "Vá e faça discípulos de todas as nações"!(Mt 28,19).

Da Diocese de Jacarezinho os que desejarem ir à JMJ Rio2013 enviar email com o assunto JMJ Eu Quero Ir para o Padre Luciano Alves Enes (lucianoenes@gmail.com), responsável pelo Setor Juventude e passará maiores informações.