Início Notícias do Santuário Retiro de Carnaval 2012

Retiro de Carnaval 2012

220212-retiro_mjc_07

A Diocese de Jacarezinho teve durante o período de carnaval (18 a 21 de Fevereiro) uma grandiosa manifestação da alegria e fé dos jovens, pela iniciativa de encontros e retiros, que possibilitaram a muitos rapazes e moças um Encontro Pessoal com Jesus Cristo.

As cidades que sediaram esses momentos (Abatiá, Andirá, Bandeirantes, Ribeirão do Pinhal, Cambará, Jacarezinho, Santo Antonio da Platina, Siqueira Campos, Ibaiti, Jaguariaíva,  Arapoti, Santana do Itararé e Wenceslau Braz), através de suas pastorais e movimentos nas Paróquias, exerceram um apostolado da nova evangelização da juventude (Doc. 85 da CNBB), agradecemos aos Párocos e Vigários pelo apoio e incentivo, ao Ministério Jovem da RCC pela disposição e empenho, a todas as pastorais e movimentos que auxiliaram na realização dos retiros.

Mais de dois mil jovens puderam ter nesses dias pela Santa Missa, Adoração, oração, partilha, palestras e testemunhos, que o “Senhor é o nosso Pastor e nada nos Faltará”. A marca registrada desses encontros que não faltou mesmo foi a Alegria, em todos os rostos e gestos se percebia a alegria do jovem de estar ali com seus amigos e novos conhecidos, vivenciando uma fé que aprenderam em casa e ali aprofundavam.

O que faz e motiva um jovem deixar, por dois, três ou quatro dias, o aconchego de casa para se lançar numa aventura de ir para um salão paroquial ou salas de escola, e lá ouvir sobre a Palavra de Deus, dividir espaço com pessoas que são seus amigos e outros que ele só cumprimenta pelas estradas da vida?

É a graça de Deus e um encantamento que um jovem destemido na vida é capaz de fazer, deixar a comodidade dos dias e a quietude da fé, e se lançar para uma experiência com Deus, consigo e com os outros. Esses retiros possibilitam transformações e conversão que num processo formativo da pessoa, levaria sete, onze ou mais tempo de reflexão, por que? Quando nossa consciência fala, argumentamos e nos justificamos, até que passa o tempo e percebemos onde precisamos mudar. Mas quando Deus fala, o coração do jovem palpita e responde a este apelo do Redentor.

Participar de um retiro, em especial nesse tempo, onde a mídia e os holofotes centralizam a autosuficiência pessoal, seja pela beleza do corpo ou pelas formas de expor desejo de felicidade, jovens e adultos audaciosos ecoam “sou estrangeiro aqui, o céu é meu lugar”, já antecipando a canção e fazendo da sua vida um céu na Terra, semelhante ao que aconteceu em Belém da Judeia.

Pudemos visitar cada encontro e retiro: Padre Luciano Enes (Setor Juventude), Padre Valdemir Granzzotto de Moraes (Assessor Eclesiástico da RCC), Seminarista Marcos Paulo Messias (Setor Juventude), Diego Alexsander Garcia (Coordenador Diocesano da RCC), Jean Carlos de Souza (Ministério Jovem da RCC) e Anselmo Aparecido de Oliveira (Ministério de Comunicação da RCC). E assim, como os Pastores (Lc 2,8-20) quando chegaram no encontro com o “Menino na Manjedoura”, nos expressamos: “Voltamos, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido”.

Padre Luciano Alves Enes

Setor Juventude da Diocese