Início Notícias do Santuário Dom Fernando José Penteado recebe Título Doutor Honoris Causa

Dom Fernando José Penteado recebe Título Doutor Honoris Causa

230312-dom_fernando_oficial

Sessão Solene do Conselho Universitário da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) na qual ocorrerá a outorga de título de Doutor Honoris Causa a Dom Fernando José Penteado.

Data: 28 de março de 2012

Local: Anfiteatro do CLCA/CCHE (FAFIJA) - Rua Pe. Mello, 1200 - Jacarezinho/PR

Dom Fernando José Penteado é filho de José de Siqueira Penteado e Maria José Reves Penteado, nascido na cidade de São Paulo aos sete dias do mês de julho de 1934. Aos nove anos de idade, após tragédia que tirou a vida de seu pai, sua mãe assumiu sozinha a responsabilidade pela mantença de sua casa. Dois anos depois ingressa no seminário menor da arquidiocese de São Paulo. Cursou filosofia e teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção na capital paulista. Em 1960, foi ordenado Sacerdote na Catedral de São Paulo por Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, Cardeal Arcebispo de São Paulo. No início da década de 1980 foi ordenado bispo pelo Papa João Paulo II, em Roma, assumindo uma das regiões epicospais de São Paulo. No dia 05 de julho de 2000, foi nomeado o 6º Bispo de Jacarezinho, sucedendo a D. Conrado Walter. Hoje é Bispo Emérito da Diocese de Jacarezinho.

Ao assumir a Diocese de Jacarezinho, como bispo, se comprometeu profundamente com as demandas regionais, especialmente aquelas que poderiam transformar o perfil da região, promovendo desenvolvimento sócio-econômico e a inclusão das pessoas mais pobres.

Engajou-se, então, na luta pela implantação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), encorajando e mobilizando a comunidade acadêmica para que se mobilizasse e reivindicasse sua instalação.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP foi, então, criada pela Lei nº 15.300, de 28 de setembro de 2006, com sede na cidade de Jacarezinho, Estado do Paraná, e campi nas cidades de Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio, onde estão localizadas as instituições de ensino superior: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho - FAFIJA, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia de Jacarezinho - FAEFIJA, Faculdade de Direito do Norte Pioneiro - FUNDINOPI, Fundação Faculdades Luiz Meneghel - FFALM e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio - FAFICOP, que a integram, sendo autarquia em regime especial, que tem por missão atuar na produção do conhecimento científico em suas mais diversas formas e no processo de desenvolvimento regional e do Estado do Paraná, participando ativamente no trabalho de construção integral da sociedade e de seus cidadãos, buscando sempre a melhoria da qualidade de vida, promovendo a democracia, a cidadania e o desenvolvimento sócio-econômico, pela valorização e socialização do conhecimento e do saber historicamente construído e constituído.

Em reconhecimento a sua luta, o Governo do Estado do Paraná nomeou Dom Fernando José Penteado, primeiro Reitor da UENP, cargo no qual permaneceu no quadriênio 2006-2010.

Durante sua gestão foi responsável por coordenar o processo de implantação da UENP, presidindo o Conselho Executivo e o Conselho e Implantação, que elaborou os instrumentos constitutivos da Universidade, especialmente seu Estatuto (aprovado pelo Governo do Estado do Paraná) e seu Regimento Interno; presidiu, ainda, o Conselho Universitário Provisório e o Conselho Administrativo Provisório que foi responsável pela gestão da Universidade, desde o seu credenciamento no Sistema Estadual de Ensino Superior, que ocorreu em dezembro de 2008, até setembro de 2010 quando foram instalados o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, o Conselho Administrativo e o Conselho Universitário, dos quais foi também seu primeiro presidente.

Dom Fernando José Penteado desempenhou seu mister de modo a conciliar os interesses plurais que existiam, e subsistem, em prol do objetivo comum da instalação da Universidade como possibilidade de transformação na realidade regional e de promoção do desenvolvimento integral da comunidade do norte do Paraná.

Dessa forma, Dom Fernando José Penteado prestou excepcionais serviços a esta Universidade Estadual do Norte do Paraná, justificando com espeque no inciso II, do artigo 165, do Regimento Interno da UENP, que Conselho Universitário lhe outorgue a Dignidade Universitária de "Doutor honoris causa".

Prof. Fernando de Brito Alves

Chefe de Gabinete do Reitor