Início Notícias do Santuário Dom Mauro Aparecido é reconduzido à presidência do regional Sul 2

Dom Mauro Aparecido é reconduzido à presidência do regional Sul 2

Sul 2 - presidncia

Reunidos em Apucarana (PR), os bispos do Paraná reelegeram nesta quinta-feira, dia 26 de Março, durante Assembleia, o arcebispo de Cascavel (PR), dom Mauro Aparecido dos Santos (centro), e o bispo de Paranavaí (PR), dom Geremias Steinmetz (esquerda), para a presidência e vice-presidência, respectivamente, do regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O bispo de São José dos Pinhais (PR), dom Francisco Carlos Bach (direita), será o novo secretário, substituindo o bispo auxiliar de Curitiba (PR), dom Rafael Biernaski. O atual secretário executivo, padre Mário Spaki, também continuará na função. A nova presidência do regional atuará no quadriênio de 2015 a 2019.

Além da eleição da presidência, os bispos do regional Sul 2 trataram de assuntos relativos à Igreja no Paraná e participam das celebrações do Jubileu de Ouro da diocese de Apucarana.

O prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano, cardeal João Braz de Aviz, está na diocese para as comemorações. Ele fez parte do clero diocesano até 1994, quando foi eleito bispo auxiliar de Vitória (ES). Em sua programação está um encontro com religiosos e religiosas de Província Eclesiástica de Londrina (PR), que acontecerá na sexta-feira, dia 27 de Março, em Arapongas (PR), no Santuário Nossa Senhora Aparecida.

O presidente e o vice do regional serão os membros que participarão das reuniões do Conselho Permanente da CNBB, em Brasília. A assembleia também escolheu os membros representantes das províncias para a Comissão Episcopal de Pastoral das províncias eclesiásticas do regional e três membros para o Conselho Fiscal:

Representantes das províncias para a Comissão Episcopal de Pastoral:

– Província de Curitiba (PR): dom José Antônio Peruzzo
– Província de Londrina (PR): dom João Manoel Francisco
– Província de Maringá (PR): dom Anuar Battisti
– Província de Cascavel (PR): dom Dirceu Vegini

Membros para o Conselho Fiscal:

– Dom Sérgio Arthur Braschi,
– Dom Orlando Brandes