You are currently viewing DIA DE SANTA ZÉLIA E SÃO LUIS MARTIN

Hoje, dia 12 de Julho, celebramos São Luís e Santa Zélia “pais incomparáveis” como dizia sua filha Santa Terezinha!!

Único casal na história da Igreja canonizados juntos! Viveram a santidade nas coisas cotidianas, sem nada de extraordinário!   Exemplo de matrimônio!!

Ambos foram pessoas devotos desde muito jovens. Durante sua juventude e antes de se conhecerem, Maria Zélia queria levar uma vida religiosa no mosteiro e Luís Martin sentia o mesmo desejo de dedicar sua vida a Deus.

Os jovens se conheceram e o entendimento foi tão rápido que se casaram em 13 de julho de 1858, apenas três meses após seu primeiro encontro. Levaram uma vida matrimonial exemplar: missa diária, oração pessoal e comunitária, confissão frequente, participação na vida paroquial. De sua união, nasceram nove filhos, quatro dos quais morreram prematuramente.

Entre as cinco filhas que sobreviveram, estava Santa Teresinha, a futura santa padroeira das missões, que é uma fonte preciosa para a compreensão da santidade de seus pais: educavam suas filhas para serem boas cristãs e cidadãs honestas.

Quando sua esposa Zélia morreu em 1877, Luís se viu sozinho para seguir adiante com sua família e suas filhas pequenas. Mudou-se para Lisieux, onde morava o irmão de Zélia; deste modo, a tia Celina pode cuidar das filhas.

Entre 1882 e 1887, Luís acompanhou três de suas filhas para o Carmelo. O maior sacrifício foi se separar de Teresa, que entrou no Carmelo aos 15 anos e iniciaria seu caminho para a santidade.

“Os santos esposos (…) viveram o serviço cristão na família, construindo dia após dia um ambiente cheio de fé e amor; e, neste clima, germinaram as vocações das filhas, nomeadamente a de Santa Teresinha do Menino Jesus”, disse o Papa Francisco em 18 de outubro de 2015, durante a Missa canonização.

Luís Martin nasceu em Bordeaux (França) em 1823 e faleceu em Arnières-sur-Iton (França) em 1894. Enquanto Maria Zélia Guérin nasceu em San Saint-Denis-Sarthon (França) em 1831 e faleceu em Alençon (França), em 1877.

Quisera, a providência divina, que eles também fizesse morada aqui em Bandeirantes, agora com suas sagradas relíquias aqui em nosso santuário! Esse casal Santo deve ser apresentado a todos, não para ficar famoso, mais pelo testemunho e tudo o que eles tem a nos ensinar!!

Como dizia a Doutora da ciência e do amor: “O bom Deus me deu pais mais dignos do céu do que da terra!”

São Luís e Santa Zélia rogai por nós!!!!