Dia 12 de Julho

A Igreja celebra a memória de São Luís Martin e Santa Zélia Guérin, pais de Santa Teresinha. Eles foram o primeiro casal a ser canonizado em uma mesma cerimônia na história da Igreja.

Com grande alegria recordamos hoje um casal santo: os pais de Santa Teresinha do Menino Jesus, São Luís e Santa Zélia Martin, dois grandes santos que tiveram a graça de santificar a filha mais nova e de entregar as outras quatro à vida religiosa.

Ambos foram pessoas devotas desde muito jovens. Durante sua juventude e antes de se conhecerem, Maria Zélia queria levar uma vida religiosa no mosteiro das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, enquanto Luís Martin sentia o mesmo desejo de dedicar sua vida a Deus e foi para o mosteiro do Grande São Bernardo. Nenhum dos dois foi aceito, uma vez que Deus tinha outro plano para eles.

Os jovens se conheceram e o entendimento foi tão rápido que se casaram em 13 de julho de 1858, apenas três meses após seu primeiro encontro. Levaram uma vida matrimonial exemplar: missa diária, oração pessoal e comunitária, confissão frequente, participação na vida paroquial. De sua união, nasceram nove filhos, quatro dos quais morreram prematuramente.

Luís Martin trabalhou como relojoeiro e joalheiro, e Zélia Guérin como pequena empresária de uma oficina de bordado. Junto com suas cinco filhas, deram seu tempo e seu dinheiro a fim de ajudar os mais necessitados.

“Os santos esposos viveram o serviço cristão na família, construindo dia após dia um ambiente cheio de fé e amor; e, neste clima, germinaram as vocações das filhas, nomeadamente a de Santa Teresinha do Menino Jesus”, disse o Papa Francisco em 18 de outubro de 2015, durante a Missa canonização.

SÃO LUÍS E SANTA ZÉLIA, ABENÇOAI AS NOSSAS FAMÍLIAS!
O Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, em Bandeirantes-PR, recebeu, durante a Celebração do Ano Jubilar das Famíias, no dia 10 de junho de 2022, o cairisma de ‘Santuário das Famílias’, devido à devoção deste casal santo.🌹🌹

Evangelize compartilhando: