Você está visualizando atualmente NOVENA DE SANTA TERESINHA

Tema: “O Jubileu dos 150 anos do nascimento de Santa Teresinha (1873-2023)”

Nossa novena acontecerá nos dias 22 à 30 de setembro com Missa e Novena.

A Festa da nossa Padroeira este ano traz a comemoração dos 150 anos de nascimento de Santa Teresinha do Menino Jesus 🌹🙏

A Santa Igreja peregrina sobre toda face da terra possui um imenso jardim repleto das mais belas flores nas quais sentimos o perfume suave de Jesus, fonte inesgotável de santidade. Dentre estas flores, encontra-se aquela chamada Teresinha do Menino Jesus, modelo desafiador das virtudes cristãs.

A humildade que caracterizou a vida e a missão de Jesus é uma das virtudes constantes na vida desta jovem religiosa que escolheu o diminutivo para seu nome com a finalidade de manter sempre diante dos olhos o testemunho de João Batista, que diz: “É necessário que Ele [o Cristo] cresça e eu diminua” (João 3, 30). O sobrenome religioso de Teresinha revela seu desejo de pertencer unicamente ao Menino Jesus.

Em seus escritos, a jovem religiosa expõe todo seu projeto de vida que consiste na infância espiritual, compreendida como aquela aliança de amor e confiança que entrelaça o coração dos pais e filhos. A infância nos escritos de Teresinha, não pode ser vista como falta de zelo com o sacro, mas como a certeza de que somos cuidados com todos os gestos amorosos de Deus que nos acompanha em cada momento da vida.

A infância espiritual é o sinônimo da certeza de que Deus é Amor (1 João. 4, 8). A infância descrita por Teresinha é nutrida pela declaração amorosa de Deus através do profeta Isaías: “Pode a mãe se esquecer do seu bebê? Pode a mãe deixar de ter amor pelo filho do seu ventre? Ainda que ela se esqueça, eu jamais esquecerei você” (49, 15).

Da mesma forma que a criança se sente confortável, protegida e amada na companhia dos pais, a vida de Teresinha é um apelo para que busquemos os braços de Deus e nos deixemos conduzir por Ele com a mesma confiança das crianças, para as quais não importa para onde irão e o que farão, mas tão somente a companhia de Deus, Pai amoroso.

A virtude da confiança, tão presente na vida de Teresinha mostra o coração da religiosa fecundado pela Palavra divina exposta pelo profeta Jeremias: “Bendito o ser humano que deposita a confiança no Senhor, e cuja esperança é o Senhor” (17, 7).

A sensibilidade missionária marcou fortemente toda trajetória de Teresinha. Sob a intercessão de Maria Santíssima, que percorreu a região montanhosa da Judeia para cuidar de Isabel, Santa Teresinha não mediu esforços, indo além da debilidade física e oferecendo seus sofrimentos pelas missões e anúncio da Palavra.

O ano santo de 2023 marca o jubileu dos 150 anos do nascimento de Santa Teresinha. Este ano teresiano é ocasião especial para a redescoberta das virtudes da Santa das missões, que aponta para a vocação central de cada pessoa humana na sociedade e na Igreja de Jesus, afirmando: “No coração da Igreja serei o amor”.